terça-feira, 7 de abril de 2009

O ‘Pai da Sinfonia’ no Palácio da Bolsa

Ken Ichinose, Luís e Pedro Meireles recordam Joseph Haydn, dia 28, às 21h30

O compositor austríaco Joseph Haydn, falecido há 200 anos, vai ser homenageado por Ken Ichinose, Luís e Pedro Meireles, no quarto concerto do Festival de Música do Palácio da Bolsa do Porto, a realizar no dia 28, às 21h30, no Salão Árabe.

O ‘Pai da Sinfonia’, como é considerado por muitos, morreu no dia 31 de Maio de 1809, deixando um incrível legado musical.

Joseph Haydn foi o autor do primeiro hino da Áustria, apropriado, mais tarde, pela Alemanha, em 1922, durante a República de Weimar.

É que o tema ‘God Save Emperor Francis’ foi originalmente escrito, em 1797, para Francis II, Imperador do Sagrado Império Romano, futura nação austríaca.

Haydn será sempre reconhecido pela sua mestria como compositor, mas também pelo seu fortíssimo sentido de humor e capacidade de atracção de mulheres bonitas. «Elas não se atraíram certamente pela minha beleza», desabafou um dia.

Ken Ichinose (violoncelo), Luís (flauta) e Pedro Meireles (violino e violeta) vão ainda ter a oportunidade de interpretar temas de Ravel, Villa-Lobos e Roussel.

Os bilhetes para o concerto custam 12 € (adultos) e 7 € (crianças e portadores de Cartão Jovem). As pré-reservas podem ser feitas através do número de telefone 22 201 7092.

Sem comentários: