terça-feira, 29 de maio de 2012

“Festa Mozart” encerra “Noites no Salão Árabe”


Um quinteto com músicos de excepção irá interpretar três obras de Wolfgang Amadeus Mozart no último concerto do ciclo musical “Noites no Salão Árabe”, da Associação Comercial do Porto. “Festa Mozart” terá lugar no dia 12 de Junho, pelas 21h, no emblemático Salão Árabe do Palácio da Bolsa.

Jonathan Kelly, um dos maiores oboístas da actualidade e solista da Orquestra Filarmónica de Berlim, a aclamada violinista Karen Gomyo, vencedora do prémio Avery Fisher Career Grant em 2008, o norueguês Lars Anders Tomter, um dos melhores violetistas do mundo, Christian Poltéra, um dos mais proeminentes violoncelistas da sua geração, e Filipe Pinto-Ribeiro, destacado pianista contemporâneo e um dos músicos portugueses de maior prestígio internacional, unem-se no Porto para prestar homenagem ao genial compositor austríaco.

As três obras que serão interpretadas possuem, cada uma, características singulares do génio de Mozart.

O Quarteto para Oboé, Violino, Viola e Violoncelo KV 370 é a sua única obra composta para esta formação. O Quarteto com Piano KV 478 é uma obra paradigmática e de enorme qualidade e que veio a servir de referência a todos quantos mais tarde vieram a abordar a escrita para esta formação.

O concerto será encerrado com a “Gran Partita”, Serenata n.º 10 KV 361, uma das indiscutíveis obras-primas de Mozart e que se tornou conhecida do grande público por ocasião do filme “Amadeus” de Milos Forman.

O prelúdio inicial estará a cargo de José Bento dos Santos, que irá falar sobre a relação entre “O Vinho e a Música”.

Noites no Salão Árabe é o ciclo musical da Associação Comercial do Porto para o período 2011/2012. As actuações têm direcção artística do pianista Filipe Pinto-Ribeiro e são precedidas por intervenções de destacadas personalidades, que se relacionam com os temas interpretados. Michel Portal, Gérard Caussé, Corey Cerovsek, Adrian Brendel, Marcelo Nisinman, Chen Halevi, Rosa Maria Barrantes e Anna Samuil são alguns dos intérpretes internacionais de renome que já passaram pelo Salão Árabe do Palácio da Bolsa.

Sem comentários: