quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Associações Comerciais do Rio de Janeiro e do Porto assinam Protocolo de Cooperação

Associações Comerciais do Rio de Janeiro e do Porto assinam Protocolo de Cooperação

A Associação Comercial do Rio de Janeiro e a Associação Comercial do Porto – Câmara de Indústria e Comércio do Porto assinaram, nesta quarta-feira (23/11), um Protocolo de Cooperação que prevê o reforço das relações comerciais entre os dois países. O documento foi assinado durante reunião do Conselho Diretor da ACRJ entre o presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal, e o da Associação Comercial do Porto, Rui de Carvalho de Araújo Moreira.

Rui Moreira explicou que, atualmente, existe uma forte relação comercial entre Brasil e Portugal, e destacou a grande oportunidade de investimentos nos dois países, apesar da crise econômica que atinge a comunidade internacional. Segundo Rui Moreira, tempos de crise são tempos de investimentos.

“Há uma enorme oportunidade de reforçar os negócios. O Brasil e, principalmente, o Rio de Janeiro, com os Jogos Olímpicos de 2016, passam por uma fase de grande desenvolvimento. Passamos por esse processo com a construção de estádios de futebol, infra-estrutura, aeroportos, e, agora, há toda uma gama oportunidades que pode ser lançada em conjunto com o Protocolo”, explicou Rui Moreira.

O presidente da Associação Comercial do Porto comentou as exportações portuguesas, em 2011, cresceram 15% e o setor de turismo, aumentou em 20%. Porém, a economia portuguesa e europeia de forma geral enfrentam graves problemas.

“Quando olhamos para esses dois indicadores, podemos até achar que não há crise em Portugal. Mas a crise grave é a de financiamento, ou seja, aquilo que em Portugal abundava, como hoje no Brasil, que é o acesso ao crédito, não há mais, seja acesso ao crédito para habitação, investimento privado ou público. É uma situação que tem mais a ver com a conjuntura nacional e isso esta acontecendo, por exemplo, com a Alemanha, onde também há uma restrição grande ao crédito”, analisou.

Por fim, Rui Moreira acredita que a crise vai demorar a ser superada, pois o modelo federalista europeu, que segue um pouco o norte-americano nos séculos XVIII e XIX, tem muitas contrariedades.

“Só na zona do euro, somos 17 países, e cada um deles com nacionalismo e tradição próprios. Pedir para que o mais rico pague para o mais pobre em tempos de crise não e fácil, ou seja, creio que haja muita dificuldade de construir um dissídio federal. É por isso que alguns países, Portugal, nomeadamente, olham para seus mercados tradicionais e para o resto do mundo pensando que a aventura vai demorar algum tempo. Foi uma aventura construída por políticos: se eu perguntar hoje ao meu filho se ele é europeu ele diz “não, sou português” e isso se passa em todos países da Europa. É uma crise de identidade”, concluiu Rui Moreira.

Ao final do evento, o presidente da Associação Comercial do Porto foi homenageado com o Diploma Barão de Mauá, pela honrosa visita, e com o livro “A Casa do Empresário: Trajetória da Associação Comercial do Rio de Janeiro”.

O evento teve participação do 1º vice-presidente da ACRJ e presidente do Conselho Empresarial de Comércio Exterior da ACRJ, Marco Polo Moreira Leite; do diretor convocado da ACRJ, Bernardo Cabral; e do cônsul geral de Portugal no Rio, Antonio José de Moreira Lima.

Notícia retirada da página da Associação Comercial do Rio de Janeiro:
http://www.acrj.org.br/pt/ultimas-noticias/item/1102-associações-comerciais-do-rio-e-do-porto-assinam-protocolo-de-cooperação.html

Sem comentários: