quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SolarSel e Sysnovare vencem Prémios ACP_Diogo Vasconcelos - Edição 2011

O projecto SolarSel, desenvolvido pelos Departamentos de Engenharia Química e Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com a EFACEC, CIN e CUF-QI, e a empresa Sysnovare – Innovative Solutions, S.A., uma spin off/start up da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, são os vencedores da primeira edição dos Prémios ACP_Diogo Vasconcelos.

O Prémio ACP_Diogo Vasconcelos – Applied Research foi atribuído ao projecto SolarSel pelo desenvolvimento de um sistema totalmente inovador de selagem e montagem de Dye-Sensitised Solar Cells (DCS), que permite assegurar a estanquicidade e estabilidade dos módulos fotovoltaicos a longo prazo, viabilizando e potenciando a sua utilização prática, com claras vantagens face a outras tecnologias.

Ao melhorar o desempenho das DCS, o sistema SolarSel permite, entre outros benefícios, um melhor aproveitamento da radiação solar, uma maior redução de custos e um maior potencial de aplicações (fachadas e janelas, p.e.).

O Prémio ACP_Diogo Vasconcelos – Technology Export distinguiu a Sysnovare – Innovative Solutions, S.A. pelo desenvolvimento de soluções de software de gestão para empresas e entidades públicas, que permite sistematizar e simplificar os processos diários nas organizações.

Além de disponibilizar um vasto leque de aplicações para áreas como Enterprise Resource Planning, Gestão Integrada de Contra-ordenações, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Académica, entre outras, a empresa oferece ainda formação especializada e a possibilidade de desenvolvimento e soluções personalizadas, com base em módulos integráveis.

“A instituição destes prémios visou reconhecer o empreendedorismo e o trabalho de investigação desenvolvido na região Norte, em particular no âmbito da Universidade do Porto que, numa altura de crise, de depressão generalizada, mostram o potencial de criação e os valores latentes dentro das nossas fronteiras”, afirmou Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto.

Cada um dos dois vencedores receberá um prémio pecuniário a atribuir pela Associação Comercial do Porto no valor de 7.500 €. A cerimónia protocolar de entrega dos prémios ACP_Diogo Vasconcelos terá lugar até ao final de 2011, em data ainda a definir, no Palácio da Bolsa.

Estes dois novos prémios são organizados pela Associação Comercial do Porto em parceria com a Universidade do Porto e distinguirão anualmente a empresa start-up ou spin-off da Universidade do Porto com maior potencial de internacionalização e o melhor projecto de investigação desenvolvido na Universidade do Porto, em cooperação com empresas nacionais.

Sem comentários: