sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Iniciativa Associação Bagos d'Ouro

Bagos d’Ouro é uma Associação sem fins lucrativos, criada em 2010 pela iniciativa de Luísa Amorim e pelo dinamismo do Padre Amadeu Castro, com o intuito de apoiar crianças desfavorecidas, tantas vezes vítimas de problemas relacionados com alcoolismo e consequente instabilidade familiar.

Com um plano sustentado, a médio e longo prazo, numa fase inicial, a actuação da Associação concentra-se nos concelhos de São João da Pesqueira e de Sabrosa e materializa-se em iniciativas que promovam o acesso à educação e facilitem a inserção social na Região Demarcada do Douro.

O objectivo é acompanhar cerca de 1 dezena de crianças até à sua maioridade, assumindo com dignidade os casos de risco e tentando implementar metodologias apropriadas a cada criança em total coordenação com o seu seio familiar e meio envolvente, para que as Grainhas de Hoje sejam os Bagos d´Ouro.

Na práctica, pretende garantir a cada criança a escolaridade obrigatória, proporcionando uma melhor ocupação dos seus tempos livres e actividades lúdicas próprias da sua idade, para que possam sentir-se, de facto, crianças.

EIXOS DE INTERVENÇÃO:

· Alcoolismo e outras toxicodependências

· Violência doméstica

· Gestão doméstica

· Gestão alimentar

· Saúde e higiene pessoal

· Sucesso escolar e bolsas de estudo

· Ocupação do tempo livre

A rede de boa vontade apoiando a Responsabilidade Social

A forma de alcançar os objectivos da Associação Bagos d´Ouro é criar uma rede de boa vontade entre a simples disponibilidade e a entrega a uma grande causa, onde todos podem ajudar.

A Responsabilidade Social é, hoje, uma causa a que pessoas e empresas não podem ficar indiferentes. Por isso, pretende-se que todos, entre pessoas e empresas, com destaque para as empresas de Vinho do Douro e Porto e indústrias nortenhas, apoiem os diferentes EIXOS DE INTERVENÇÃO com distintas acções e formas de apoio, permanente ou não, para que as nossas grainhas de hoje sejam os bagos d´ouro de amanhã.

Acções em 2010 e 2011:

Livro de Receitas

Juntaram-se a nós 54 prestigiados chefes em Portugal, com o objectivo de criar um livro de receitas e um movimento de solidariedade que promova, para além do vinho, os produtos tradicionais do Douro.

A venda do livro nos restaurantes, garrafeiras tradicionais e principais pontos de venda do país reverterá 100% a favor da Associação Bagos d’Ouro.

Jantares Bagos d’Ouro

Até Junho de 2011, vários chefes realizarão um jantar com o seu “menu Bagos d’Ouro”, seleccionando preferencialmente uma personalidade de referência do mundo do desporto e restantes convidados. 50% do valor do jantar reverterá a favor da Associação.

Venda e Leilão de Magnuns de Vinho

Até Março de 2011, serão colocadas garrafas magnum de vinho do Douro e do Porto, de 6 e 15 litros, para leiloar ou vender nos restaurantes e garrafeiras tradicionais que colaboram com a iniciativa. O lucro reverte 100% a favor da Associação Bagos d’Ouro.

Parceiros:

B+ COMUNICAÇÃO, BERTRAND, DHL, EL CORTE INGLÊS, ESSÊNCIA DO VINHO, FASHION CLINIC, FUNDAÇÃO MUSEU DO DOURO, GALP ENERGIA, GRÁFICA DO MINHO, HÉLIO LOUREIRO, HIG INTERNATIONAL, MODELO CONTINENTE, PI+PA, QUINTA NOVA DE NOSSA SENHORA DO CARMO.

RESTAURANTES ADERENTES: A Casinha – A Commenda - Água na Boca - Aquarela - Akvavit - B&G - Belvedere - Borda d´Água - Buhle - Búzio - Casa Velha - Cafeína - Casa Aleixo - Casa da Comida - Castas e Pratos - Cavilha - . Come - Cuchiaio - Divinus - D. Coutinho - Dom Joaquim - Egoísta - Feitoria dos Sentidos - Flor de Sal - Foz Velha - Gemelli - Guarda Real - Henrique Leis - Hotel Porto Palácio - Líder - Lindolfo - Mamaroma - Marinhas - Marisqueira Costa Nova - O Barradas - Octávio dos Leitões - O Jacinto - Olivier - Pé na Água - Pequeno Mundo - Porto Novo - Rei do Orelhão - DOC - DOP - Sem Espinhas - S. Gião - Shis - Spazio Buondi - 2780 Taberna - Tágide - Tertúlia do Monte - Veneza - Visconde da Luz - Vp´s - York House

GARRAFEIRAS ADERENTES: Adega da Vila - Alves Ribeiro - Apolónia - Augusto Leite - BM - Brandoense - Casa dos Cereais - Casa Gourmet - Casa Tomás - Castelo - Cleriporto - Coisas do Arco do Vinho - Confeitaria Ribeiro - Degustos Gourmet - Delidelux - Delicia Costa Verde - Club del Gourmet el Corte Inglés - Exlibris - Gaveto - Garrafeira da Lage - Garrafeira de Celas - Madeira Wine - Nacional - S. João - Tio Pepe - Veneza - Loja da Amélia - Lourocoop - Manuel Correia - Mercearia Criativa - Mercearia D’Aldeia - Mira Ramos - O Saco - Pimenta Rosa - Rainha da Ria - Selectmoment - Supermercado Compras Excelente - Supermercado Tradicional - Tasca do Joel - Valecoronado - Vinigomes.

Sem comentários: