quarta-feira, 14 de abril de 2010

Michel Bourdoncle no Ciclo de Piano do Palácio da Bolsa

Michel Bourdoncle, um representante da escola pianística francesa, actua no próximo dia 20 de Abril, no Salão Árabe, no Porto.

O pianista francês é um dos mais conceituados da sua geração, considerado pela crítica como um intérprete genuíno, de grande sensibilidade, aliada ao estudo profundo das obras que executa.

O recital, inserido no Ciclo de Piano do Palácio da Bolsa, vai ser constituído por duas partes. Inicia com a execução das obras: Chaconne, de Bach-Brahms, Preludio e Noturno opus 9, de Scriabine, La vallée d’Oberman, de Liszt, e finalizando com a interpretação de: Prelúdio e Fuga nº 24 em Ré Menor, de Chostakovitch, e Rhapsodia in Blue, de Gerschwin.

O próximo concerto será dedicado ao bel canto. Realiza-se no dia 11 de Maio, no Salão Árabe, a partir das 21h30, no âmbito do Festival de Música, e conta com a actuação da soprano italiana Giovanna Manci e da pianista espanhola Anna Ferrer.

Os bilhetes para o concerto custam 12€ (adultos) e 7€ (crianças e portadores de Cartão Jovem).

As pré-reservas podem ser feitas através do número de telefone 222 017 092.


Sobre Michel Bourdoncle:

A intensa carreira de Michel Bourdoncle tem-no levado a alguns dos mais prestigiados palcos de concerto do mundo, como o Carnegie Hall de Nova Iorque, Teatro de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, Sala Verdi de Milão, Teatro de Xangai, Poly Teatro de Pequim, Suntory Hall de Osaka, Salle Gaveau e Teatro Châtelet de Paris.

Tocou com numerosas orquestras tais como: Nouvel Orchestre Philharmonique, Orquestra Colonne, Orquestra Pró Arte de Paris, Orquestra de Avignon, Filarmónica de Montpellier, Sinfónica do Reno, Orquestra de Câmara de Toulouse, Orquestra dos Alpes-Cote d’Azur, Orquestra de Saragoça, Orquestra de Baden-Baden, Sinfónica de Roterdão, Orquestra de Câmara da Rádio de Bucareste, Orquestra do Estado da Rússia, Orquestra de Câmara de Salzburgo, Orquestra Sinfónica de Harbin e Orquestra Clássica da Madeira, entre outras.

O seu vasto repertório estende-se de Bach à música contemporânea. A sua discografia apresenta a obra integral de Ernest Chausson para piano, assim como obras de Tchaikovsky, Liszt, Bizet, Vincent d’Indy, Deodat de Séverac e Ropartz. É editado pela Doron Music, SEM Master Sound, 3D Classics, Naxos e Marco Pólo.

Gravou ainda para várias estações de Rádio e Televisão francesas e estrangeiras.

Sem comentários: