sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Revista "O Tripeiro" - Dezembro 2009


D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, vencedor da edição de 2009 do Prémio Pessoa, é a individualidade em destaque da próxima edição da revista “O Tripeiro”, a publicação mensal da Associação Comercial do Porto.

A edição d’“O Tripeiro”, nas bancas a partir de 14 de Dezembro, define o Bispo do Porto como o Protagonista de um novo norte. É uma das vozes influentes não só do Porto como do norte, que se destaca pela intervenção cívica e pelo perfil humanista.

O Júri do prémio Pessoa elogiou D. Manuel Clemente e justificou a escolha: “A sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja. Ao mesmo tempo que leva a cabo a sua missão pastoral, D. Manuel Clemente desenvolve uma intensa actividade cultural de estudo e debate público. Em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo".

D. Manuel Clemente, durante vários anos, Bispo Auxiliar de Lisboa, foi eleito pelo Vaticano novo Bispo do Porto em Fevereiro de 2007, em substituição de Armindo Coelho na chefia da diocese.

Actualmente exerce ainda funções de presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, é professor de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa e director do Centro de Estudos de História Religiosa na mesma universidade.

Sem comentários: