quinta-feira, 18 de março de 2010

Associação Comercial do Porto vai ser agraciada com a Medalha de Honra da Cidade

O Executivo autárquico decidiu atribuir este ano, por unanimidade, à Associação Comercial do Porto a Medalha de Honra da Cidade. Além desta instituição, serão ainda distinguidas com as medalhas municipais nove personalidades, no decorrer da cerimónia comemorativa do Aniversário do 25 de Abril, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


A decisão de distinguir aquela Associação Comercial foi justificada, entre outras razões, pela sua capacidade de intervenção nos sectores da economia, cultura e sociedade, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento da cidade do Porto e da Região Norte.

O médico José Guimarães dos Santos, o padre Lino Maia, e os engenheiros Luiz Oliveira Dias, Orlando Gaspar e Carlos Moreira da Silva serão agraciados com a Medalha de Municipal de Mérito (Grau Ouro). O empresário Francisco Lima e o associativista Delfim Ferreira receberão o mesmo galardão nas categorias de Grau Prata e Grua Cobre, respectivamente.

Quem são as personalidades distinguidas
com as Medalhas de Mérito...

José Guimarães dos Santos tem dedicado toda uma vida à medicina, concretamente na área da Oncologia, tendo presidido à Comissão Instaladora e posteriormente à direcção do IPO do Porto durante 19 anos. Dirigiu o Departamento de Oncologia Cirúrgica daquele organismo de 1974 até 2004, ano da sua aposentação, criando e desenvolvendo as bases estruturais e organizativas do actual Centro. Promoveu iniciativas inovadoras na área da Gestão Clínico-Administrativa, pioneiras em Portugal e algumas até a nível europeu, criando o melhor Centro Oncológico do país. Desenvolveu intensa actividade no campo da investigação oncológica no quadro da Organização Europeia para a Investigação no Tratamento do Cancro, sendo autor de mais de uma centena de comunicações em publicações científicas.

Lino Maia é pároco de Aldoar desde 1985 e tem desenvolvido intenso trabalho cívico e social, especialmente na defesa dos mais necessitados, sendo, por isso, reconhecido como um exemplo de abnegação e de amor ao próximo. É presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa e do Centro Social de S. Martinho de Aldoar. Nesta qualidade, tem vindo a promover em conjunto com a CMP e o Instituto de Segurança Social um contrato Local de Desenvolvimento Social, visando a inclusão social dos cidadãos através de um conjunto de acções , integrando diversos eixos de intervenção, desde a criação de gabinetes de atendimento na área da empregabilidade, à intervenção familiar e parental.

Luiz Oliveira Dias foi durante 18 anos Professor Assistente da Faculdade de Engenharia do Porto nas áreas das Telecomunicações e Electrónica, de que foi Director durante dois anos.

Aderiu ao PCP em 1974, tendo sido membro suplente do respectivo Comité Central. Demitiu-se do partido em 1993 e, desde então, tem-se mantido independente do ponto de vista político-partidário.

Foi Vereador decano da CMP, em funções ao longo de duas décadas (1980 a 2000) e, em todos os mandatos, exerceu competências delegadas, em diversos pelouros e departamentos municipais.

Preside, desde há 16 anos, ao C.A. do Mercado Abastecedor do Porto, bem como à sua Comissão Executiva, e integra a Comissão de Toponímia da CMP, o Conselho Geral da Empresa Municipal Águas do Porto e o Comité de Honra do Fantasporto. É também presidente do Conselho Fiscal da Agência de Energia do Porto (AdEPORTO).

Orlando Gaspar foi, entre 1990 e 2002, responsável pelo Pelouro do Ambiente da CMP, tendo ainda assumido o cargo de vice-presidente do município e vereador, entre 2002 e 2005. Figura destacada do PS, tanto ao nível da Comissão Política Concelhia do Porto como da Comissão Política Nacional, a ele se ficaram a dever algumas obras que marcaram decisivamente a mancha verde da cidade, como por exemplo os parques da Pasteleira e de S. Roque, o Horto das Virtudes e a criação de Ecocentros e Ecopontos. Os 16 anos em que foi vereador fazem dele a segunda personalidade eleita com maior longevidade na CMP. Foi durante o seu consulado, que o Parque da Cidade foi inaugurado. Retirado da vida política activa, é, actualmente, Administrador da Empresa Águas do Douro e Paiva.

Carlos Moreira da Silva foi Director Executivo da EDP e Presidente Executivo da Sonae Indústria, onde foi responsável pelo lançamento do Jornal "Público" e das cadeias de retalho Sport Zone e Vobis, assim como pela actividade industrial daquele Grupo empresarial.

Actualmente, para além da presidência da Cotec Portugal, que assumiu em 2009, é também presidente do Grupo BA Glass e do C.A. da GES (Global Energy Services). Neste ano de 2010, num cenário de crise generalizada, consegue a aprovação do plano de recuperação da empresa La Seda, contribuindo assim para a sua viabilidade.

Francisco Lima foi fundador do Clube Portuense de Automóveis Antigos, que, mais tarde, adoptou a designação de Clube Português de Automóveis Antigos, que, desde 1981, é reconhecido como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública com mais de três mil associados.

Delfim Ferreira tem assumido papel de destaque e de liderança na organização dos moradores do prédio em que foi realojado pela CMP, na sequência de ter sido obrigado a abandonar a sua antiga habitação por força das obras da estação do Metro de Campanhã. Trata-se de um inquilino que, enquanto Gestor da Entrada em que reside, no Agrupamento Habitacional das Antas e no âmbito do Projecto ConDomus - Gestão e Organização de Entradas em Edifícios Municipais , tem sido um parceiro activo na resolução de problemas e conflitos interpessoais, em articulação com a Empresa Municipal DomusSocial.

... e com as de Valor Desportivo

Joaquim Ferreira e António Belém vão receber a Medalhas de Valor Desportivo (Grau Ouro e Prata, respectivamente). O primeiro pelo seu contributo ao desenvolvimento da modalidade e à Selecção Nacional de Rugby, com as suas 87 internacionalizações, e o segundo pelo trabalho em prol do basquetebol, a cuja Associação do Porto preside desde 1992.

Notícia retirada do site oficial da Câmara Munipal do Porto: http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/14006

Sem comentários: