quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Carta Aberta ao Exmo. Senhor Primeiro Ministro

Sr. Eng. José Sócrates,

Segundo estudos realizados recentemente por diversas entidades idóneas e independentes, a gestão autónoma do Aeroporto Francisco Sá Carneiro afigura-se de importância decisiva para o futuro da região Norte e para o País.

Estando prevista a construção do novo aeroporto de Lisboa e a consequente privatização da ANA, vimos sensibilizar V.Exa. para a absoluta necessidade do Governo ajudar a criar novas âncoras de desenvolvimento na região, designadamente através da adopção de um modelo de gestão que vá ao encontro de uma lógica de mercado Regional e/ou Local.

Caso contrário, esta fundamental infra-estrutura poderá ficar completamente condicionada pela necessidade de rentabilização do elevadíssimo investimento a realizar no novo aeroporto de Lisboa, contribuindo assim para um ainda maior atraso desta região relativamente ao todo nacional.

Em suma, na sequência da reunião tida hoje no Palácio da Bolsa com mais de quarenta Associações Sectoriais, é nosso entender da maior conveniência a abertura de um concurso próprio para este aeroporto, de forma a maximizar o seu potencial de apoio ao desenvolvimento regional.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Moreira

Sem comentários: