Jonathan Kelly, um dos maiores oboístas da actualidade e solista da Orquestra Filarmónica de Berlim, a aclamada violinista Karen Gomyo, vencedora do prémio Avery Fisher Career Grant em 2008, o norueguês Lars Anders Tomter, um dos melhores violetistas do mundo, Christian Poltéra, um dos mais proeminentes violoncelistas da sua geração, e Filipe Pinto-Ribeiro, destacado pianista contemporâneo e um dos músicos portugueses de maior prestígio internacional, unem-se no Porto para prestar homenagem ao genial compositor austríaco.
As três obras que serão interpretadas possuem, cada uma, características singulares do génio de Mozart.
O Quarteto para Oboé, Violino, Viola e Violoncelo KV 370 é a sua única obra composta para esta formação. O Quarteto com Piano KV 478 é uma obra paradigmática e de enorme qualidade e que veio a servir de referência a todos quantos mais tarde vieram a abordar a escrita para esta formação.
O concerto será encerrado com a “Gran Partita”, Serenata n.º 10 KV 361, uma das indiscutíveis obras-primas de Mozart e que se tornou conhecida do grande público por ocasião do filme “Amadeus” de Milos Forman.
O prelúdio inicial estará a cargo de José Bento dos Santos, que irá falar sobre a relação entre “O Vinho e a Música”.
Noites no Salão Árabe é o ciclo musical da Associação Comercial do Porto para o período 2011/2012. As actuações têm direcção artística do pianista Filipe Pinto-Ribeiro e são precedidas por intervenções de destacadas personalidades, que se relacionam com os temas interpretados. Michel Portal, Gérard Caussé, Corey Cerovsek, Adrian Brendel, Marcelo Nisinman, Chen Halevi, Rosa Maria Barrantes e Anna Samuil são alguns dos intérpretes internacionais de renome que já passaram pelo Salão Árabe do Palácio da Bolsa.
Sem comentários:
Enviar um comentário