sexta-feira, 18 de março de 2011

Carlos Santos Ferreira apelou à reinvenção do desenvolvimento do país

Ontem no jantar-debate inserido no ciclo “Conferências do Palácio”

Carlos Santos Ferreira, presidente do Conselho de Administração Executivo do Millenniumbcp, defendeu ontem a necessidade de “reduzir o défice, reajustar padrões de consumo, reforçar níveis de poupança e reinventar o desenvolvimento do país”.

Um apelo lançado no ciclo de “Conferências do Palácio”, no Palácio da Bolsa, onde o presidente do Millenniumbcp sustentou a replicação de exemplos de sectores como o calçado nos restantes sectores da económica nacional.

No seu discurso, Carlos Santos Ferreira demonstrou acreditar nos clusters do mar e da agricultura e na ideia que Portugal pode ser um país de segunda habitação para europeus e de saúde para não europeus.

Traçando uma análise da crise e do papel das instituições financeiras, Carlos Santos Ferreira transmitiu que a economia Portuguesa cresceu menos de 1% anualmente e o desemprego mais do que duplicou na última década. A dívida pública aumentou significativamente na sequência do desequilíbrio orçamental e as famílias e as empresas também registaram um aumento do seu endividamento.

Focalizando-se no tema da poupança, o presidente do Millenniumbcp explicou que a partir de 2007 as famílias inverteram a tendência negativa da poupança. “Pois, se até 2007 vieram alegremente a consumir, as famílias aperceberam-se do risco e começaram a poupar". No entanto, a taxa de poupança actual é relativamente inferior à média europeia.

Sem comentários: