quinta-feira, 31 de março de 2011

Suíça e Portugal unidos no fortalecimento das relações comerciais

As relações entre Portugal e Suíça ficaram fortalecidas no passado dia 29, através da assinatura de um Memorando de Colaboração entre a Associação Comercial do Porto e a Câmara de Comércio e Industria Suíça em Portugal. Potenciar o conhecimento das oportunidades existentes nos dois mercados, facilitar a realização de negócios e as relações comerciais entre os mercados português e suíço são alguns dos objectivos.

Torna-se importante investir no futuro especialmente em momentos difíceis, como a actual crise que os dois países atravessam. As duas associações vão partilhar ideias, iniciativas e trabalhar no desenvolvimento das relações comerciais entre os dois países.

De acordo com os dados apresentados pelo Embaixador da Suíça em Portugal, Rudolf Schaller, o nível das exportações suíças para Portugal, lideradas pela indústria farmacêutica foi mantido em 2010. A Suíça ocupa a 8º posição no painel dos países que exportam para Portugal. Do leque de exportadores salientam-se: Novartis, Roche, Nestlé, Zurich, Hilti e Sika.

O acordo estabelecido prevê a criação de uma plataforma para encetar ou aprofundar relações comerciais com parceiros em Portugal ou na Suíça. As duas associações têm em comum cerca de 25 sócios, das áreas de comércio, hotelaria e advogados e a vontade de apoiar as empresas nacionais no desenvolvimento do comércio externo para o mercado suíço. A Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal foi fundada com o intuito de promover as trocas bilaterais entre Portugal e a Suíça, bem como a cooperação entre empresas destes dois países, tornando-os importantes parceiros comerciais.

Sem comentários: