terça-feira, 16 de junho de 2009

Portugal é o nono maior investidor no Brasil

‘Conferências do Palácio 2009’, Palácio da Bolsa do Porto

O Embaixador do Brasil em Portugal, Celso Vieira de Souza, revelou ontem na Associação Comercial do Porto que Portugal é o nono maior investidor externo no Brasil.

Finanças, telecomunicações, indústria e turismo são as principais áreas de investimento luso por terras brasileiras. «O Brasil está numa recessão branda, mas tem um fluxo cambial positivo», sublinhou no Palácio da Bolsa do Porto, perante uma plateia de 150 pessoas.

O diplomata brasileiro, neto de portugueses, acredita que o futuro das relações luso-brasileiras passa por um maior aprofundamento do conhecimento mútuo e pelo aproveitamento das ligações à União Europeia e ao Mercosul.

«Vivemos num mundo cada vez mais multipolarizado, do ponto de vista económico. Em termos globais, julgo que caminhamos para uma nova governança, por isso, uma forte aliança Portugal-Brasil seria muito vantajosa», afirmou Celso Vieira de Souza.

O Embaixador do Brasil em Portugal destacou ainda a importância do desafio da finitude dos recursos energéticos e não deixou de elogiar o país de origem, nomeadamente, o facto de 22 milhões de brasileiros terem subido à classe média.

«O Brasil não é mais o país do futuro. O Brasil é o país do presente», concluiu.

Sem comentários: