Depois do Coliseu do Porto portuenses voltam a mobilizar-se, agora em defesa do Teatro Nacional S. João como referência da cidade.
Quarta-feira, dia 24, às 13 h, haverá no Porto, na Praça da Batalha, abraços pelo Teatro Nacional S. João.
Um grupo de cidadãos do Porto está a promover uma iniciativa de solidariedade para com o Teatro Nacional S. João e de protesto pela decisão do Ministério da Cultura de extinguir a autonomia administrativa do teatro, ao integrá-lo na esturra da Opart, organismo de gestão artística que integrará também o Teatro Nacional de D. Maria II.
Abandono cultural do Porto
No documento de apelo à participação nesta iniciativa a correr em várias redes sociais, considera-se "inadmissível a deslocalização da administração do Teatro Nacional S. João, esvaziando uma das poucas instituições nacionais existentes fora de Lisboa". Por outro lado, sublinha-se que "a cidade do Porto tem pago muito cara uma política de desinteresse e abandono de toda a causa cultural".
Os dinamizadores do "Abraço pelo Teatro" dizem ter a consciência de que as medidas que o Ministério da Cultura propõe não têm sequer significado real na resolução dos problemas financeiros do Estado e arriscam asfixiar perenemente uma atividade que está no centro da reflexão e do gesto de cidadania".
No Facebook está disponível a página "Eu estou contra a extinção do Teatro Nacional S. João" , dinamizada por alunos de uma escola secundária do Porto e na qual têm vindo a ser colocadas inúmeras mensagens de apoio à iniciativa.
in Expresso Online, Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010
Entrevista de Ricardo Pais no Jornal de Negócios - "Fusão dos Teatros Nacionais é frivolidade política pura", 15 de Novembro de 2010
Mini-saia não, o que fica bem é cada um com as calças com que nasceu
-
O ministro da educação, na senda dos outros todos que gostam de deixar o
selo no ministério, correndo atrás do populismo “dos estudos” como se não
houvesse...
Há 5 dias
Sem comentários:
Enviar um comentário