A Política Comercial Externa foi o tema central do debate realizado hoje no Palácio da Bolsa, aberto por Fernando Medina, Secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento, Vital Moreira e Rui Moreira.
A Conferência “Política Comercial Externa da União Europeia e Instrumentos de Defesa Comercial”, foi promovida pelo Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, com o apoio da Associação Comercial do Porto, tendo reunido diversas individualidades e políticos nacionais e internacionais.
Vital Moreira explicou na abertura da sessão que “quis deliberadamente organizar a conferência aqui no Porto, porque nesta região estão localizadas a maior parte das empresas exportadoras” e teve interesse que estas participassem neste debate. No seu discurso, defendeu que “a Política Comercial Externa é um tema de grande actualidade pelo liberalismo do comércio internacional” e sustentou ainda que “como ingrediente certo pode ser vigoroso para a área do emprego”.
O Presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, afirmou que “a Política Comercial Externa é um tema caro para a Associação”. Sustentou este facto com o compromisso de defesa do livre-cambismo presente nos estatutos da instituição.
Karel De Gucht, Comissário Europeu para o Comércio Internacional, Liliane Bloem, Presidente do Comité sobre Política Comercial do Conselho da UE, Stefaan Depypere, Director da Defesa Comercial na Direcção Geral do Comércio da Comissão Europeia, Armando Coutinho, Delegado Português no Comité Antidumping do Conselho da UE e Angeles Bosch, Vice-Directora Geral para os Instrumentos de Defesa Comercial, foram algumas das personalidades intervenientes nos três painéis de debate, com diferentes abordagens dos temas centrais.
Sem comentários:
Enviar um comentário