terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

«Vai ser complicado desfazer a globalização»

Alexander Wykeham Ellis explicou desemprego, clima, a libra, os exércitos e a globalização

O Embaixador do Reino Unido em Portugal considera que «vai ser complicado desfazer a Globalização», mesmo apesar da crise económica que alastra a todo o mundo.

Alexander Wykeham Ellis anteviu os problemas do Reino Unido, de Portugal e do mundo em mais uma edição das ‘Conferências do Palácio 2009’, promovidas pela Associação Comercial do Porto no Palácio da Bolsa.

O diplomata britânico sublinhou a importância que as alterações climáticas vão ter no séc. XXI. «A temperatura média de Portugal vai subir cinco graus centígrados. O vosso clima será idêntico ao do sul de Marrocos e a indústria de Vinho do Porto terá de sofrer uma transformação», referiu Wykeham Ellis.

Sobre o seu país, o Embaixador do Reino Unido explicou que «não será trágico ver o Reino Unido descer do quinto para o décimo lugar das maiores economias mundiais. Será o século da incerteza».

Alexander Wykeham Ellis considerou ainda que «o medo do desemprego está na raíz da questão e dos protestos contra os portugueses e italianos» na refinaria da Total, em Lindsey, no Reino Unido.

A inteligência humana em oposição à força militar, o crescente apoio ao desenvolvimento dos países mais necessitados e a manutenção da libra enquanto faça sentido foram mais algumas ideias deixadas no Palácio da Bolsa do Porto.

A terminar do diplomata do Reino Unido deixou uma mensagem de esperança geo-estratégica para o séc. XXI. «Não me lembro de duas democracias que tenham entrado em guerra uma com a outra», rematou.

As ‘Conferências do Palácio 2009’ são uma iniciativa da Associação Comercial do Porto. Entre Janeiro e Novembro, haverá lugar a oito conferências com os representantes diplomáticos dos países mundiais com maior relevância geo-política.

Personalidades locais e nacionais, figuras do mundo empresarial, da sociedade civil e da política e jornalistas participam regularmente nas ‘Conferências do Palácio 2009’.

No dia 22 de Junho, Celso Marcos Vieira de Souza, Embaixador do Brasil, virá ao Palácio da Bolsa explicar “O Presente e Futuro das Relações Luso-Brasileiras”.

As inscrições são limitadas à capacidade da sala e deverão ser efectuadas através do número de telefone 223 399 033 ou pelo endereço electrónico alexandraf@cciporto.pt.

Sem comentários: