quinta-feira, 15 de março de 2012

4º Concerto do ciclo "Noites no Salão Árabe"

O conceituado bandoneonista e compositor argentino Marcelo Nisinman, o clarinetista israelita Chen Halevi, o contrabaixista Tiago Pinto-Ribeiro e a pianista Rosa Maria Barrantes são os intérpretes do 4º concerto das Noites no Salão Árabe, sob o tema “A História do Tango”, a decorrer no dia 20 de Março, pelas 21h, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto.

Originário do “bas-fonds” oitocentista urbano, tal como o Fado, e surgido a partir de danças cubanas como a contadranza e a habanera, o Tango e a sua evolução serão celebrados neste concerto através de peças de Astor Piazzolla, percursor do género musical e expoente máximo do “Novo Tango”, de obras tradicionais de Carlos Gardel, o mais famoso dos cantores de tango, e do pianista e compositor argentino Pedro Datta, e das mais recentes composições de Marcelo Nisinman, um dos últimos discípulos e “protegido” de Piazzolla.

O instrumento em destaque será o bandoneón de Nisinman, elemento indissociável do Tango e, em particular, de Astor Piazzolla.

Hernâni Gonçalves é o orador convidado do breve prelúdio inicial. O comentador desportivo e ex-preparador físico do Futebol Clube do Porto liderará uma intervenção sobre “Argentina: Tango e Futebol”.

Os bilhetes têm um custo de 10€ e estão disponíveis para venda no Palácio da Bolsa.

Sem comentários: