quinta-feira, 31 de março de 2011

Suíça e Portugal unidos no fortalecimento das relações comerciais

As relações entre Portugal e Suíça ficaram fortalecidas no passado dia 29, através da assinatura de um Memorando de Colaboração entre a Associação Comercial do Porto e a Câmara de Comércio e Industria Suíça em Portugal. Potenciar o conhecimento das oportunidades existentes nos dois mercados, facilitar a realização de negócios e as relações comerciais entre os mercados português e suíço são alguns dos objectivos.

Torna-se importante investir no futuro especialmente em momentos difíceis, como a actual crise que os dois países atravessam. As duas associações vão partilhar ideias, iniciativas e trabalhar no desenvolvimento das relações comerciais entre os dois países.

De acordo com os dados apresentados pelo Embaixador da Suíça em Portugal, Rudolf Schaller, o nível das exportações suíças para Portugal, lideradas pela indústria farmacêutica foi mantido em 2010. A Suíça ocupa a 8º posição no painel dos países que exportam para Portugal. Do leque de exportadores salientam-se: Novartis, Roche, Nestlé, Zurich, Hilti e Sika.

O acordo estabelecido prevê a criação de uma plataforma para encetar ou aprofundar relações comerciais com parceiros em Portugal ou na Suíça. As duas associações têm em comum cerca de 25 sócios, das áreas de comércio, hotelaria e advogados e a vontade de apoiar as empresas nacionais no desenvolvimento do comércio externo para o mercado suíço. A Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal foi fundada com o intuito de promover as trocas bilaterais entre Portugal e a Suíça, bem como a cooperação entre empresas destes dois países, tornando-os importantes parceiros comerciais.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Clipping




terça-feira, 22 de março de 2011

Adriano Moreira atento à crise de confiança actual

Na apresentação da terceira edição do seu livro “A Circunstância do Estado Exíguo”, hoje no Palácio da Bolsa, Adriano Moreira defendeu ser “menos grave a crise económica e financeira actual do que a crise de confiança da sociedade civil e da juventude”.

Reportando-se à situação que o país atravessa, Carlos Magno citou uma frase de Adriano Moreira que se mantém pertinente “Estamos todos a ser surpreendidos por aquilo que estávamos à espera”.

A obra de Adriano Moreira “A Circunstância do Estado Exíguo” foi enaltecida por Carlos Magno que a apresentou como sendo “um livro sobre a identidade portuguesa”.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Seminário Incoterms2010 - 12 de Abril, Lisboa


Ficha de inscrição:

Mais informações através do número 213 463 304 ou pelo endereço scastro@icc-portugal.com

Clipping




sexta-feira, 18 de março de 2011

Carlos Santos Ferreira apelou à reinvenção do desenvolvimento do país

Ontem no jantar-debate inserido no ciclo “Conferências do Palácio”

Carlos Santos Ferreira, presidente do Conselho de Administração Executivo do Millenniumbcp, defendeu ontem a necessidade de “reduzir o défice, reajustar padrões de consumo, reforçar níveis de poupança e reinventar o desenvolvimento do país”.

Um apelo lançado no ciclo de “Conferências do Palácio”, no Palácio da Bolsa, onde o presidente do Millenniumbcp sustentou a replicação de exemplos de sectores como o calçado nos restantes sectores da económica nacional.

No seu discurso, Carlos Santos Ferreira demonstrou acreditar nos clusters do mar e da agricultura e na ideia que Portugal pode ser um país de segunda habitação para europeus e de saúde para não europeus.

Traçando uma análise da crise e do papel das instituições financeiras, Carlos Santos Ferreira transmitiu que a economia Portuguesa cresceu menos de 1% anualmente e o desemprego mais do que duplicou na última década. A dívida pública aumentou significativamente na sequência do desequilíbrio orçamental e as famílias e as empresas também registaram um aumento do seu endividamento.

Focalizando-se no tema da poupança, o presidente do Millenniumbcp explicou que a partir de 2007 as famílias inverteram a tendência negativa da poupança. “Pois, se até 2007 vieram alegremente a consumir, as famílias aperceberam-se do risco e começaram a poupar". No entanto, a taxa de poupança actual é relativamente inferior à média europeia.

terça-feira, 15 de março de 2011

Revista "O Tripeiro" - Março 2011


As fotografias de Ricardo Fonseca, presidente da Metro do Porto, foram o pretexto para o Destaque da edição de Março da Revista "O Tripeiro".

Já nas bancas.

......

Contacto: 223 399 048 (José Leão)

segunda-feira, 14 de março de 2011

"Conferências do Palácio 2010/11" - Carlos Santos Ferreira

No próximo dia 17 de Março de 2011, pelas 19h45, terá lugar no Palácio da Bolsa a 4ª conferência do ciclo “Conferências do Palácio 2010/11”.

Nesta ocasião, o Ex.mo Senhor Dr. Carlos Santos Ferreira, Presidente do Conselho de Administração Executivo do Millenniumbcp, levará a cabo uma intervenção subordinada ao tema “A crise e o papel das instituições financeiras”.

As inscrições encontram-se limitadas à capacidade da sala e deverão ser efectuadas através do preenchimento e devolução da ficha de inscrição para a Associação Comercial do Porto, até ao dia 15 de Março.

Ficha de inscrição:
Para imprimir a ficha de inscrição, clique na imagem.

Mais informações sobre esta iniciativa pelo número 223 399 047 ou pelo endereço electrónico paulovaz@cciporto.pt

Clipping


quarta-feira, 9 de março de 2011